Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal)
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, uma instituição pública de ensino superior, herdeira da mais antiga formação em enfermagem em Portugal, comemorou, em 2023, 142 anos desde que nela foi lecionada a primeira aula.
A ESEnfC assume-se como uma instituição de referência nacional e internacional, pela sua qualidade e inovação, com intervenção reconhecida no sistema de saúde e na sociedade. É constituída por uma comunidade educativa comprometida com a formação humanista, científica, técnica e cultural de profissionais socialmente reconhecidos, com a promoção de investigação acreditada, a difusão de conhecimentos e a prestação de serviços (Estatutos, despacho-normativo nº 50/2008).
Engloba na sua missão a formação graduada e pós-graduada em Enfermagem e saúde, a investigação e inovação, a transferência e valorização económica do conhecimento científico e tecnológico; A prestação de serviços à comunidade e de apoio ao desenvolvimento; a cooperação e o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras; a contribuição, no seu âmbito de actividade, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos, com especial destaque para os países de língua portuguesa e os países europeus; a produção e difusão do conhecimento e da cultura (Estatutos, despacho-normativo nº 50/2008).
De modo a promover o desenvolvimento da investigação científica em ciências da saúde, especificamente na área da enfermagem, a Escola acolhe, a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), que é acreditada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
No quadro da sua responsabilidade social e do compromisso com a promoção da saúde global, a ESEnfC é, desde 2014, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem, o primeiro centro colaborador de enfermagem da Península Ibérica, tendo como grande finalidade apoiar a promoção da saúde local, regional e global.
Neste enquadramento, de modo a potenciar o desenvolvimento da enfermagem através do ensino de qualidade, investigação e inovação nas práticas pedagógicas, incluindo no uso de simulação na formação de enfermeiros, a ESEnfC tem estado envolvida na coordenação e participação em diferentes projetos, entre eles, e de modo particular, projetos no âmbito da prevenção e controlo de infeções associadas aos cuidados de saúde e da resistência aos antimicrobianos. O conhecimento adquirido ao longo do desenvolvimento dos múltiplos projetos já realizados é um valioso contributo para a transferência do conhecimento e de boas práticas no âmbito do projeto HAInnovPrev, de modo a melhorar os currículos de enfermagem na América Latina, ao nível da prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde e da resistência aos antimicrobianos.
Equipa
Teresa Neves
PhD, RN – Coordenadora do projeto
Anabela Salgueiro-Oliveira
PhD, RN – Co-coordenadora do projeto
Maria da Conceição Bento
PhD, RN – Investigadora
João Graveto
PhD, RN – Investigador
Pedro Parreira
Agreg, Post-Doc, PhD, RN – Investigador
Manuel Chaves
PhD, RN – Investigador
Filipe Paiva-Santos
Doutorando, RN – Investigador
Paulo Costa-Santos
Doutorando, RN – Investigador
João Pardal
MSc – Área administrativa
Rita Gonçalves
MSc – Área financeira
Universidade de Salamanca (Espanha)
A Universidade de Salamanca (USAL) é considerada a terceira universidade pública espanhola, em Ensino e Aprendizagem, segundo o ranking da Fundação CYD, tendo grande projeção nacional e internacional.
A USAL está entre as melhores universidades do mundo no ranking de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Times Higher Education (THE) Impact Rankings 2020.
A USAL caracteriza-se por trabalhar de forma multidisciplinar e interdisciplinar.
A equipa de projeto HAInnovPrev, de Espanha integra professores da Faculdade de Enfermagem de Zamora, Ciências Sociais, Medicina e Psicologia.
Neste projecto, os professores da Faculdade de Enfermagem de Zamora contribuem com o conhecimento da enfermagem. Esta Faculdade é um centro afiliado da USAL e os alunos têm um número significativo de horas de prática clínica, tanto em centros de saúde, como em simulação de sala de aula. Metodologia semelhante é utilizada pela Faculdade de Medicina da USAL, sendo o Investigador que participa no projeto HAInnovPrev especialista em desenho de práticas de simulação. Os investigadores da Faculdade de Ciências Sociais e Psicologia acrescentam valor, contribuindo com os conhecimentos em metodologias de ensino e aprendizagem.
Equipa
Eva Valverde
PhD, RN – Coordenadora do projeto
Amaia Yurrebaso Macho
PhD, RN – Co-coordenadora do Projeto
Raquel Guzmán Ordaz
PhD, RN – Investigadora
Juan Méndez
PhD, RN – Investigador
María José Palmero
PhD, RN – Investigadora
José Carlos López
PhD, RN – Investigador
Susana Verde Ruiz
MSc – Corpo técnico
Escola de Enfermagem Anna Nery – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) é uma Instituição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), classificada como uma das melhores Universidades do mundo segundo o QS World University Rankings. É uma Instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão, alcançando conhecimentos, pesquisas e novas competências à comunidade nacional e internacional.
A missão institucional da EEAN é difundir conhecimento com elevados padrões de qualidade e equidade, formar e aperfeiçoar profissionais de enfermagem, promover a formação humanística de cidadãos com capacidade crítica perante a sociedade e estimular e desenvolver a investigação científica.
O objetivo do consortium HAInnovPrev é melhorar os currículos e a qualidade do ensino, aumentando o nível de competências dos estudantes de licenciatura em enfermagem no que diz respeito à prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde. Assim, o projeto HAInnovPrev visa contribuir permanentemente na formação de profissionais com foco na instrução do curso de graduação em enfermagem, do auxiliar de enfermagem e do enfermeiro graduado, promovendo técnicas assistenciais seguras e de qualidade com o uso de tecnologias e inovação pedagógica, incluindo nos cenários de simulação que serão desenvolvidos para melhorar a educação profissional.
[pgc_simply_gallery id=”8973″]
Equipa
Elisabete Paz
PhD, RN – Coordenadora do projeto
Margareth Gomes
PhD, RN – Co-coordenadora do projeto
Sabrina Duarte
PhD, RN – Investigadora
Francimar Oliveira
PhD, RN – Investigadora
Priscila Ferreira
PhD, RN – Investigadora
Marcus de Oliveira
MSc – Corpo técnico
Universidade Federal de Viçosa (Brasil)
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma das instituições de ensino superior mais antigas do Brasil. Foi fundada como Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (Esav), em 1926. Em 1948, a Esav foi transformada em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg), e, em 1969, tornou-se Universidade Federal Viçosa. Numa fase inicial, a instituição desenvolveu-se na área das Ciências Agrárias, com os cursos de Agronomia e Veterinária. Atualmente, além de continuar a ser uma referência nesta área, é também uma instituição de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão das Ciências Biológicas, Exatas e Humanas. A UFV é frequentemente reconhecida em rankings educacionais nacionais e mundiais. O desempenho dos alunos do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni) também foi considerado o melhor entre as escolas públicas do Brasil, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante sete anos consecutivos.
Em 2011, a UFV criou o TechnoPARQ (Parque Tecnológico de Viçosa), uma incubadora de empresas, que oferece orientação nos programas Laboratório IdeAção, Pré-incubação, Incubação e Empresa Residente. Este tem como objetivo transferir conhecimento e tecnologia para empresas de base tecnológica, para benefício da sociedade.
O Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM), criado em 2010, faz parte do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) da UFV. O departamento integra os cursos de graduação em Enfermagem e Medicina, o programa de Residência Médica e o programa de pós‑graduação – mestrado profissional em ciências da saúde. O corpo docente de pesquisa mantém parcerias com diversas universidades e institutos de pesquisa no Brasil (FIOCRUZ, IFRJ, UERJ, UFJF, UFMG, UFF, UFRJ, UnB) e no estrangeiro (Asklepios-Med Bt, Hungria, Southampton University Hospitals, Reino Unido; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal, e Universidade da Flórida).
Na área de ensino, o DEM recebeu recursos financeiros do Ministério da Educação (MEC) para a reforma dos laboratórios de aulas práticas, manutenção de equipamentos, compra de insumos e materiais permanentes, e pretende adquirir diversos tipos de simuladores para melhorar o ensino, a aprendizagem e métodos de avaliação utilizando a simulação clínica como estratégia pedagógica. As atividades de ensino clínico que contribuem para a formação dos alunos são realizadas em instituições de saúde da região. Além disso, os diversos projetos de ensino, investigação e extensão, financiados pela UFV e por outras agências financiadoras, bem como as Ligas académicas, contribuem de forma complementar e enriquecem a formação dos estudantes. O curso de enfermagem também detém uma Empresa Júnior de Enfermagem, a HUMANIZA, fundada em 2015. Esta é uma organização sem fins lucrativos que oferece serviços em diversas áreas da Enfermagem, com foco na gestão e liderança em serviços e cuidados de saúde.
Equipa
Luciene Daskaleas
PhD, RN – Coordenadora do projeto
Andréia Siman
PhD, RN – Co-coordenadora do projeto
Andréia Gomes
PhD, RN – Investigadora
Talita Miranda
PhD, RN – Investigadora
Rodrigo Batista
PhD, RN – Investigador
Luana Toledo
PhD, RN – Investigadora
Pedro Junior
PhD, RN – Investigador
Mara do Prado
PhD, RN – Investigadora
Lidiane da Silva
Pós-graduação – Área administrativa
Universidade Andina del Cusco (Perú)
A Universidade Andina del Cusco (UAC) é uma instituição dedicada ao ensino superior, pesquisa e projeção social a serviço da comunidade, fortalecendo o primado da pessoa humana, que é a meta suprema da sociedade e do Estado, comprometida com a mudança social e contribuindo para a criação de uma sociedade justa, livre, solidária e educada ao serviço do desenvolvimento local, regional e nacional. A UAC detém cinco faculdades e vinte escolas profissionais, segundos programas de especialidades e pós-graduações: mestrados e doutoramentos.
A Faculdade de Ciências da Saúde dispõe de uma moderna infra-estrutura física, dedicada à formação de profissionais de alta qualidade em Psicologia, Enfermagem, Obstetrícia, Estomatologia, Medicina Humana e Tecnologia Médica. Estes fazem uso de modernas tecnologias educacionais para o ensino superior, adequadas às necessidades da sociedade e de acordo com a sua realidade cultural. Os profissionais que se formam têm como objetivo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento e a recuperação da saúde, com ênfase nas patologias e danos prevalentes da comunidade local, regional, nacional e internacional, priorizando o trabalho com a população de risco.
A Escola Profissional de Enfermagem, fundada em 1997, proporciona uma formação integral assente em fundamentos científicos, humanísticos, filosóficos, epistemológicos, tecnológicos e doutrinários que permitem ao Bacharelado em Enfermagem e pós-graduação em 6 programas de Segunda Especialidade em Enfermagem prestar cuidados holísticos à pessoa, família e/ou comunidade nas diversas fases do ciclo vital, considerando a interculturalidade e aplicando o processo de cuidar de enfermagem como metodologia científica de trabalho.
Equipa
Yanet Castro Vargas
PhD, RN – Investigadora, Coordenadora do projeto
Luis Alberto Chihuantito Abal
PhD, RN – Investigador
Edo Gallegos Aparicio
Dr., RN – Investigador, Co-coordenador do Projeto
Miluska Frisancho Camero
Dra., RN – Investigadora
Sdenka Caballero Aparicio
Mg, RN – Investigadora
Rosslusa Soto Trelles
Mg – Investigadora
José Efraín Larrea Campos
Mg – Investigador
Jean Carlo Benavides Gaona
Msc – Corpo técnico
Ana Maria Chevarria Morillo
Lic. – Área administrativa
Fernando Philco Prado
MSc – Área financeira
Universidade Nacional Autónoma de Chota (Perú)
A Universidade Nacional Autónoma da Chota (UNACH) é uma universidade licenciada de ensino superior, que visa promover o estudo da realidade nacional, a investigação científica, a difusão do conhecimento e da cultura, a extensão e a projeção social para contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional.
A UNACH foi fundada pela Lei nº 29.531, publicada em 11 de maio de 2010, é uma pessoa jurídica de direito público, com autonomia académica, económica, regulatória e administrativa nos termos da lei. A universidade é identificada com a sigla UNACH, para todos os efeitos legais e oficiais, próprio da instituição. A Universidade Nacional Autónoma de Chota foi criada com base e orçamento da subsidiária Universidade Nacional de Cajamarca (UNC) com sede na província de Chota. O primeiro exame de admissão foi convocado em 11 de agosto de 2013.
A UNACH tem sede e domicílio na província de Chota, região de Cajamarca, apresentando dois campus universitários localizados nas comunidades de Colpa Matara e Colpa Huacarís e oferece formação profissional de: Engenharia Civil , Engenharia Florestal e Ambiental, Engenharia Agroindustrial, Contabilidade e Enfermagem, com um total de 35 vagas por ano letivo. A UNACH detém, atualmente, mais de 60 Acordos de Cooperação Interinstitucional locais, nacionais e internacionais, e o Programa Internacional de Doutoramento e Pós-doutoramento é desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do PPGEnf da Universidade Federal do Piauí – UFPI Brasil.
Os órgãos de gestão são compostos pelo Dr. Carlos Rafael Suarez Sánchez, como Presidente da Comissão Organizador, o Dr. Valentín Víctor Paredes Oliva, como Vice-Presidente Académico; e a Dra. Mercedes Marleni Bardales Silva, como Vice-Presidente de Pesquisa da Comissão Organizadora, nomeada pela Resolução Vice-Ministerial nº 066-2023-MINEDU, de 23 de maio de 2023.
Equipa
Kelly Jiménez de Aliaga
PhD, RN – Coordenadora do projeto
Isaías Sayaverde
PhD, RN – Co-coordenador do Projeto
Napoleón Irigoín
PhD, RN – Investigador
Anibal Gonzáles
PhD, RN – Investigador
Zoila Tirado
PhD, RN – Investigadora
Rosario del Socorro Yajahuanca
PhD, RN – Investigadora
Maria Antonieta Tyrrell
PhD, RN – Consultora Externa
Christian Vargas Silva
Contador Público Certificado – CPC – Área financeira
Maribel Fustamante
Contadora Pública Certificada – CPC – Área administrativa