HAInnovPrev:
Empowering Nursing high education with innovative healthcare-associated infection prevention and control practices in Latin America
Project ID: 101083115
Resumo:
As infecções associadas aos cuidados de saúde e a resistência aos antimicrobianos são os eventos adversos de saúde mais comuns na América Latina, comprometendo significativamente a segurança dos doentes devido ao aumento da demora média de internamento hospitalar, da morbilidade e das taxas de mortalidade. Desde 2020, com a pandemia da COVID 19, a América Latina tem-se debatido, a nível social e financeiro, com a pressão contínua sentida pelas organizações de cuidados de saúde, de modo a prestar cuidados eficientes e seguros. Os enfermeiros foram o grupo profissional mais afetado, dada a prestação de cuidados 24 horas por dia, 7 dias por semana, a cidadãos vulneráveis, quer na comunidade, quer em contexto hospitalar.
O Conselho Europeu reconhece a educação e a formação, de forma estruturada neste domínio, como uma medida essencial para o desenvolvimento profissional dos enfermeiros. Pese embora a importância e a necessidade de formação profissional a nível local, é imperativo promover reformas educativas na América Latina, visando uma abordagem abrangente e integradora das infeções associadas aos cuidados de saúde e da resistência antimicrobiana nos currículos de enfermagem, de modo a preparar os estudantes para se tornarem agentes proactivos de mudança.
O principal objetivo do projeto HAInnovPrev é melhorar a qualidade dos currículos de enfermagem na América Latina e contribuir para a prestação de cuidados seguros e de elevada qualidade.
Neste enquadramento, o Consortium HAInnovPrev irá desenvolver os currículos de enfermagem das instituições parceiras nas áreas da prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde e da resistência aos antimicrobianos. Assim, será desenvolvido um modelo pedagógico inovador, tendo como principais atividades a sua conceção, pilotagem, avaliação e implementação, envolvendo pelo menos 600 estudantes de enfermagem, 60 professores, 100 enfermeiros clínicos e todos os stakeholders relevantes.
Desta forma, espera-se melhorar os currículos e a qualidade do ensino nas Instituições de Ensino Superior parceiras, aumentar o nível de competências dos estudantes, ajustá-los às necessidades do mercado de trabalho e da sociedade e, em última análise, a prevenção de infecções associadas aos cuidados de saúde e a melhoria da segurança e qualidade dos cuidados de saúde. Como principais resultados e visando a sustentabilidade do projeto, serão desenvolvidos o Modelo HAInnovPrev, Cenários de Simulação e um e-Book, adaptados ao contexto cultural da América Latina.
Objetivos:
Objetivos Gerais:
- Melhorar a qualidade dos currículos de enfermagem na América Latina;
- Contribuir para a prestação de cuidados seguros e de alta qualidade.
Objetivos Específicos:
- Avaliar e atualizar os objetivos de aprendizagem relacionados com as infeções associadas aos cuidados de saúde e a resistência antimicrobiana, os conteúdos dos cursos e os métodos de ensino e aprendizagem em cada uma das instituições de ensino superior parceiras da América Latina, ao longo do desenvolvimento do modelo HAInnovPrev;
- Envolver os stakeholders relevantes (professores de enfermagem, estudantes de enfermagem, enfermeiros de prática clínica e outros profissionais de saúde) num processo de conceção participativa, refletindo as necessidades e especificidades de cada contexto social e cultural.
- Integrar os principais resultados do projeto num manual digital, contendo orientações de boas práticas de prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde e de gestão da resistência antimicrobiana, bem como cenários inovadores de simulação;
- Expandir a Comunidade InovSafeCare para permitir a divulgação e o aumento dos resultados do projeto HAInnovPrev.
Destinatários:
– Estudantes de Enfermagem
– Professores de Enfermagem
– Enfermeiros da prática clínica
Plano de Trabalho:
A estrutura global do trabalho está organizada pelos seguintes pacotes de trabalho (WP) e tarefas (T):
WP1: Project Setup
T1.1 Plano de Qualidade do projeto HAInnovPrev
T1.2 Configuração das Ferramentas de Comunicação e Intranet do projeto
WP2: Desenho do Modelo HAInnovPrev para a América Latina
T2.1 Revisão das melhores práticas e investigação na prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde e na gestão da resistência antimicrobiana
T2.2 Conceção do Modelo HAInnovPrev Model para a América Latina
T2.3 Conceção dos cenários de simulação do HAInnovPrev
WP3: desenvolvimento do Modelo HAInnovPrev e Pilotagem ágil dos Cenários de Simulação
T3.1 Planeamento da Pilotagem Ágil do Modelo HAInnovPrev e dos Cenários de Simulação
T3.2 Iterações piloto ágeis para o modelo HAInnovPrev e os cenários de simulação
T3.3 Melhoria do modelo HAInnovPrev e dos cenários de simulação
WP4: Pilotagem do Modelo HAInnovPrev
T4.1 Plano de pilotagem para o modelo HAInnovPrev melhorado
T4.2 Pilotagem do modelo HAInnovPrev
T4.3 Recolha de dados e avaliação final do modelo HAInnovPrev
WP5: Dissemination and Exploitation
T5.1 HAInnovPrev E-Book
T5.2 Eventos InovSafeCare Community
T5.3 National training days e webinars
WP6: Gestão
T6.1 Relatórios Periódicos
Financiamento:
Financiado pela União Europeia: Erasmus+ Programme (ERASMUS2027)
Subvenção total do Projeto:
€ 799,566.00
Duração:
36 months
Período:
1 de janeiro de 2023 – 31 de dezembro de 2025
Parceiros:
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – Portugal (Project Coordinator)
Universidad de Salamanca – Spain
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Enfermagem Anna Nery – Brazil
Universidade Federal de Viçosa – Brazil
Universidad Andina del Cusco – Peru
Universidad Nacional Autónoma de Chota – Peru